Filme Mulher Gato com Halle Berry merece apreço

Publicidade

Lançado em 2004, o filme de ação Mulher Gato tentou restabelecer uma jornada renovada para a jovem, mesmo que longe do Batman. No entanto, as críticas duras feitas ao filme na época engavetaram a possibilidade de novas continuações. Lançado a quase 20 anos, o filme Mulher Gato com a Halle Berry merece carinho. A atriz Halle Berry interpretou a Mulher Gato. A lado da modelo, as outras personagens foram interpretadas por Benjamin Bratt, no papel de um detetive que desenvolve relações amorosas com a moça, e pela Sharon Stone, uma mulher rica que gerencia uma empresa de cosméticos. Conheça a história do filme de 2004 Mulher Gato.

O começo de uma vida renovada

Uma mulher inconsciente de cabelos morenos flutua debaixo d’água e narra o seu renascimento. Sua morte é na verdade o começo de uma nova vida. Primeiro, porém, vamos ver como ela chegou até essa cena. A personagem principal é Patience, uma mulher tímida que trabalha para um chefe que ela odeia. Patience falha em se defender e é desrespeitada. A mulher é uma artista talentosa, mas ela desperdiça as suas habilidades trabalhando para uma empresa de cosméticos como designer gráfica. A única pessoa com quem ela se dá bem no trabalho é sua doce amiga Sally.

 

George Hedare dirige a empresa juntamente com sua esposa supermodelo, Laurel. Eles vão lançar um novo creme de beleza antienvelhecimento chamado BeauLine. Laurel o utiliza secretamente há anos. No entanto, seu marido decidiu substituir ela como esposa com uma garota muito mais jovem e mais bonita que também é modelo.

 

Patience faz uma arte gráfica, mas George, é rígido e manda ela refazer. George é aquele chefe abusivo que sempre se aproveita dos funcionários. Magoada, Patience retorna para casa.

Publicidade

 

À noite, Patience tem dificuldade para dormir porque os vizinhos dela ouvem música em um volume muito alto. A mulher acorda e pede para desligarem a música, mas eles a ignoram.

 

Possível namorado

Na manhã seguinte, Patience está pintando um novo anúncio de publicidade. No processo, ela percebe o gato na na borda da janela. Ao se aproximar, ela percebe que o gato subiu no parapeito da janela mais alta e está preso. Para tentar alcançar o gato, Patience sobe na borda da janela. Ela logo percebe que isso é má ideia. Um detetive que está passando na rua da casa dela vê a cena e se assusta. Ele pede o número do apartamento dela e corre para salvar a vida da moça.

 

Ele a leva de volta para dentro do apartamento e Patience explica a ele que ela só queria ajudar o gato. Eles gostariam de conversar mais, mas percebe que ela está atrasada para o trabalho. Na pressa de sair, ela deixa cair a carteira. O detetive, Tom Lone, pega e rastreia ela até onde ela trabalha.

Tom devolve a carteira dela e marca um encontro na cafeteria. Patience se sente tímida, mas Sally a encoraja aceitar. Patience fica trabalhando até tarde da noite para terminar o projeto. Com os ponteiros do relógio marcando meia noite, Patience vai para a fábrica de cosméticos para entregar seu trabalho.

Publicidade

 

Nessa fábrica, Laurel estava discutindo sobre o produto de beleza BeauLine um com cientista. Observando a conversa escondida, Patience descobre que o BeauLine causa graves problemas de saúde.

 

Assustada, ela recua e esbarra em umas ferramentas no local. Ela atrai a atenção deles e dois homens da segurança perseguem a moça. Patience corre para um grande cano de esgoto,
onde ela fica presa e é despejada em um rio.

 

Ela perde a consciência e se afoga em poucos momentos. O gato que a segue por alguns dias aparece ao lado do corpo da jovem que acabou de morrer e reúne vários outros gatos ao redor.

 

Publicidade

O gato mia perto do rosto da Patience e ela volta à vida.

 

Ela logo percebe que tem os sentidos como a visão superiores aos dos humanos.

 

Demissão do trabalho

Patience corre de volta pra casa e salta para o apartamento como um gato. Ela vê seu reflexo na janela do apartamento e ela quebra o vidro da própria de tão frustrada.

 

No dia seguinte, ela acorda e percebe o houve com a janela quebrada.

Publicidade

 

Enquanto isso, o detetive Tom está esperando para ela para o encontro romântico na cafeteria. Infelizmente, as lembranças dela de o que ocorreu na noite da sua vida passada estão em branco.

 

O gato que salvou a vida dela ainda está dentro do apartamento.

 

Patience encontra na coleira do gato e descobre o com endereço de onde ele veio. Ela encontra a casa da dona do gato. A mulher, Ophelia, é uma antiga professora que mora sozinha em uma casa cheia de gatos. A mulher explica que o gato que encontrou se chama Meia-Noite e é da raça “Mau Egípcio”. O gato tem poderes especiais dados apenas as mulheres merecedoras depois que morrem.

 

Publicidade

Patience não a leva a sério e se prepara para ir embora. Quando a Patience estava saindo, Ophelia joga erva dos gatos na Patience. A Patience age exatamente como um gato faria com as ervas dos gatos. Ophelia percebe que Patience não é mais uma garota comum. A menina foge até o trabalho e adormece enquanto o chefe dela grita com ela. George está furioso porque Patience não pode entregar a obra de arte.

 

Ela responde a ele brava e o irrita ainda mais. Patience lamenta ter perdido seu tempo na empresa e é demitida.

 

Mudança comportamental

Assim que George sai, os colegas da Patience parabenizam ela pela atitude corajosa.

 

Patience pega suas coisas e sai com a Sally. Ao passarem por uma joalheria, Patience percebe um lindo colar de pedras preciosas na vitrine. Naquele instante, Sally desmaia de repente. Patience a leva para o hospital e Sally se recupera.

Publicidade

 

Patience visita o detive Tom em uma escola onde ele incentiva as crianças a serem comportadas e bondosas. A garota se desculpa pela ausência ao encontro. Depois, os dois se divertem juntos com as crianças na quadra de basquete. De lá, eles começam a construir um relacionamento.

 

Patience volta para casa e começa a comer latas de atum. Naquela noite, os vizinhos estavam tendo uma festa com musica alta de novo. Ela grita para eles ficarem quietos, mas eles ignoram ela mais uma vez. Patience vai até o apartamento deles. Então ela derruba o dono da festa e destrói o equipamento da música.

 

Patience se torna uma pessoa diferente e sensual, faz um novo corte de cabelo e usa uma roupa de couro que ela havia ganhado de presente dos amigos do seu antigo emprego. Ela rouba uma moto e dirige até a loja onde ela viu aquele colar de pedras preciosas. Quando chega, ela percebe alguns assaltantes estão roubando a loja. Patience, que agora se chama Mulher-Gato, chama os assaltantes de amadores e desvia de todos os tiros deles. Ela parece estar se divertindo na luta com os ladrões.

 

Publicidade

No dia seguinte, ela acorda no chão e encontra a cama cheia de joias. Ela os coloca todos em um pacote e os devolvem para a loja roubada.

 

A polícia investiga a loja e encontra o pacote com uma assinatura escrita “desculpa” ao lado do pacote das joiás. Mais tarde, Patience retorna para a professora amante dos gatos. Ophelia diz a ela que o gato meia noite queria testar se a garota era digna de seu presente. Agora, Patience tem um dom e uma nova vida. Ela é uma pessoa renovada, liberta e com novas responsabilidades.

 

Em busca da verdade

De noite, Patience veste uma roupa de couro atraente e usa a máscara de gato que a Ophelia deu a ela. A Mulher-Gato sai em busca do homem que tentou atirar nela na noite em que ela morreu.

 

Patience chega a uma boate e ganha um copo de leite. Ela finge seduzir o homem que está procurando. A Mulher-Gato o chuta e, com uma velocidade absurda, o desarma. Ela finalmente o derruba e, depois de varios golpes, descobre que ele, um segurança, não tem ideia de quem a Patience é. Ele sabe que gerência da empresa de cosméticos é perversa e diz a ela que ela deve buscar o George ou a Laurel. A Mulher-Gato vai até a sede da empresa. Lá dentro, ela encontra o cientista que viu na noite em que ela morreu. O cientista está morto no chão. Um funcionário vê a Mulher Gato e pensa que ela que matou o cientista. O alarme dispara e a Mulher-Gato foge antes da polícia chegar.

Publicidade

 

Relacionamentos conflituosos

No dia seguinte, na delegacia, o detetive Tom percebe que a escrita da palavra “desculpa” no pacote da joias roubadas e a do presente da Patience é parecida. Os delegados analisam os dois escritos e descobrem que a mesma pessoa podem ter escrito eles.

 

Tom e Patience se encontram nos parque de diversões. O detetive conta a ela sobre as coincidências, mas as evidências ainda são insuficientes para ele investigar ela. Eles vão até a roda gigante. Eles iam se beijar mas a roda gigante para de rodar. De repente, eles percebem uma criança prestes a cair do brinquedo. Tom tenta se aproximar e salvar a criança, mas Patience percebe que ele conseguir chegar a tempo, então ela entra em ação. Em segundos ela alcança a criança e a agarra o menino pela mão, salvando ele.

 

Sendo agora uma criminosa procurada, a Mulher-Gato se infiltra mansão de luxo de George. Ela entra em conflito brevemente com a Laurel. A Mulher-Gato exige saber onde George está,
contando a Laurel sobre os terríveis efeitos do produto de beleza BeauLine. Laurel diz que quer ajudá-la e dá endereço de um hotel e um celular para manter contato. Ainda nessa noite, a Mulher Gato se encontra com o George com e a modelo jovem assistindo uma apresentação no teatro. Um segurança percebe a Mulher Gato e chama a polícia. A modelo fica entediada e se afasta brevemente. A mulher gato toma o lugar da modelo e arranha o rosto do George. A Mulher-Gato é interrompida pelo
aparição da polícia. A mulher gato pula no palco sem outra escolha.

Abaixo do palco, ela observa o detetive Tom com uma arma querendo prender ela. Os dois começam a lutar. A Mulher-Gato não quer machucá-lo; ela dá em cima dele e o beija. Em poucos minutos chegam os reforços e A Mulher-Gato é forçada a fugir.

Publicidade

 

No dia seguinte, Laurel entra na casa do marido George e o vê reclamando do arranhão em seu rosto. A Laurel o provoca e bate nele. George perde o controle e levanta a mão contra
ela, mas se machuca com a dureza do rosto da esposa que abandonou. Este é um dos efeitos do creme de beleza BeauLine.

 

Noite de amor

Patience se prepara para outro amoroso encontro o detetive Tom. Sally a ajuda a escolher o vestido que ela deve usar. Durante outro encontro, Tom conta a Patience sobre
sua luta com a Mulher-Gato. Ele revela que ela o beijou, mas ela não sente ciúmes.

 

Depois de alguns beijos, os dois dormem juntos, mas o Tom acorda no meio da madrugada. Tom encontra unha brilhante e postiça da mulher gato na casa da Patience
e desconfia dela cada vez mais.

 

Publicidade

Uma enganação

Ele traz um copo em que Patience tinha bebido e manchado de batom vermelho até o laboratório da polícia.

 

A análise mostra que Patience e a Mulher Gato são as mesmas pessoas.

 

Patience acorda sozinha na cama e recebe um telefonema da Laurel dizendo que a Laurel encontrou evidências contra o George. A Mulher-Gato vai até a mansão e encontra George morto no chão com arranhões falsos. Isso é na verdade uma armadilha e Laurel joga a arma nas mãos da Mulher-Gato para a polícia identificá-la como a assassina.

 

A agilidade de Patience permite que ela escape sem ser observada. Quando ela volta para casa no dia seguinte, ela encontra Tom lá dentro. Ele sabe que ela poderia rapidamente desarmá-lo se ela quisesse, mas ela não quer o mal dele. Patience tenta provar sua inocência, mas Tom aponta que todas as evidências mostram a Mulher-Gato como uma criminosa.

Publicidade

 

Liberta da cela

Em lágrimas, ela permite que ele a tranque em a cela de prisão. Naquela noite, o gato meia-noite entra na cela. Isso motiva Patience a sair das grades e parar o plano maligno da Laurel.

 

Laurel anuncia o lançamento dos produtos de beleza BeauLine até as prateleiras dos mercados.

 

Salvando a si mesma, o detetive e as mulheres da cidade

A Mulher Gato vai para o armazém de produção da BeauLine e destrói as rodas de todos os caminhões para evitar a entrega das mercadorias.

 

Publicidade

Tom vai até a sede da empresa do produto BeauLine. Ele quer ter uma conversa particular com Laurel e diz que suspeita dela como uma pessoa perversa. Ela involuntariamente confessa ter matado o marido e se prepara pra matar o detetive.

 

Felizmente, a Mulher Gato chega a tempo, mas Tom já está ferido com o tiro e não pode mais correr rapidamente.

 

Laurel os persegue para acabar com eles e Patience é forçada a ir lutar.

 

A Mulher-Gato descobre que graças ao creme, Laurel não pode sentir dor. No entanto, após uma longa luta, a Mulher-Gato coloca Laurel a um passo da morte. A mulher Gato tenta salvá-la, mas Laurel desiste da vida quando se vê no vidro, arranhada, e se joga.

Publicidade

 

As atitudes louváveis da Mulher-Gato estão no noticiário e o a empresa de cosméticos é fechada pelo bem da população.

 

No final do filme Mulher Gato, Patience carinhosamente termina seu relacionamento com Tom, dizendo que ele é um homem bom mas que a vida dele não têm lugar pra ela, e se prepara para viver sua vida sozinha, livre e indomável. Ela não é uma heroína, muito menos uma assassina.

Considerações finais

Mulher Gato (Catwoman em inglês) é um filme muito melhor do que foi avaliado pela crítica, pois no ajuda a entender as diversas faces da natureza humana.

 

Assista ao filme da Mulher Gato no serviço de streaming HBO Max.

Publicidade

Mateusvqp

Estudante de Letras

Deixe uma resposta

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo